De novo no Autismo.
Encontre aqui novas investigações e resultados sobre a perturbação do espectro do autismo.
Publicações Científicas
Boletins e Notícias
Folhetos e Brochuras
OUTROS
Projetos
Autism Spectrum Disorders in the European Union (ASDEU) - Programa europeu que envolveu a participação de 20 grupos de investigação originários de 14 países da União Europeia (Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Itália, Portugal, Polónia, Reino Unido e Roménia). O estudo ASDEU teve vários objetivos: 1) estimar a prevalência da PEA em regiões de 12 dos 14 países participantes, incluindo a Região Centro de Portugal; 2) analisar os custos económicos e sociais da PEA; 3) avaliar as estratégias para diagnóstico precoce da PEA e recomendar boas práticas; 4) treinar profissionais; 5) analisar potenciais biomarcadores para a PEA; 6) aumentar o conhecimento acerca das práticas de diagnóstico e acompanhamento de adultos com PEA. Para saber mais sobre o projeto ASDEU clique aqui (em inglês).
Deep graph learning approaches to Personalized Medicine (DEEPER) - O projeto Deeper pretende desenvolver ferramentas computacionais baseadas em aprendizagem automática, aproveitando a vasta quantidade de informações biológicas e biomédicas de bases de dados especializadas, disponíveis publicamente, para melhorar a análise de dados de sequenciação genética. Esperamos que a aplicação desta abordagem à estratificação de pacientes com autismo permita identificar subtipos de autismo e obter informações relevantes sobre os mecanismos neurobiológicos subjacentes a esta perturbação, contribuindo para um melhor diagnóstico e abrindo caminho para novas abordagens de medicina personalizada.
Synaptic Networks and Personalized Medicine Approaches to Understand Neurobehavioural Diseases Across the Lifespan (MEDPERSYST) - O objetivo do projeto de investigação MEDPERSYST foi avançar a descoberta de biomarcadores em várias patologias que têm como denominador comum a disfunção sináptica: 1) doenças neurodegenerativas; 2) doenças neuropsiquiátricas e do neurodesenvolvimento, incluindo a PEA. O projeto envolveu várias instituições portuguesas (INSA, BioISI, IBEB, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Universidade de Lisboa). Para saber mais sobre o projeto MEDPERSYST clique aqui.
​
Programa de Investigação do Autismo, Portugal (PIAP) - O PIAP é uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que tem como objetivo identificarmos genes que contribuem para o aparecimento do autismo e compreender as alterações biológicas que lhe estão associadas. Através desta programa já foram recrutadas quase mil famílias com autismo.
​
​
​
​
​