GEnvIA
Interações Gene-Ambiente na Perturbação
do Espectro do Autismo
Esfregaço Bucal
Colheita de esfregaço bucal para análise genética
(Mawi iSWAB Collection)
As células da mucosa bucal contêm ADN com a informação genética (genoma) de cada indivíduo. Através de uma zaragatoa, é possível recolher estas células, a partir das quais é depois extraído o ADN para análise de alterações genéticas.
Pedimos que seja recolhida uma amostra de esfregaço bucal da criança e também de ambos os pais. O uso deste método de colheita tem a vantagem de ser não invasivo, ao contrário da colheita de sangue, pelo que não acarreta quaisquer riscos para si ou para o seu filho(a).
Como recolher?
Instruções
Deve ler todos os passos antes de iniciar a colheita.
Antes de iniciar a colheita não beber, comer ou fumar durante 30 minutos.
Não tocar na ponta da zaragatoa (parecida com um cotonete) com as mãos e não tocar com a zaragatoa em qualquer superfície. Devem ser usadas as duas zaragatoas para fazer a colheita.
1.
Colocar o frasco sobre uma superfície direita e abrir o pacote da zaragatoa pelo lado do cabo.
Raspar o interior da bochecha 15 a 20 vezes com o algodão da zaragatoa fazendo alguma pressão, como se estivesse a escovar os dentes.
a) Ir rodando a zaragatoa enquanto o move
b) Tente passar por todo o interior da bochecha de cima a baixo e da frente para trás.
2.
Segurar o frasco destapado com uma mão e inserir suavemente a zaragatoa até chegar ao liquido rodando-a entre os dedos. Vai sentir alguma resistência, mas empurre e rode a zaragatoa até chegar ao liquido no fundo do tubo.
3.
4.
Quando a zaragatoa já estiver no líquido fazer movimentos rápidos para cima e para baixo 10-15 vezes do fundo até à superfície do líquido, mas sem retirar a zaragatoa do liquido.
De seguida remover a zaragatoa e deitar no lixo.
5.
Repetir os passos de 1 a 5 com a segunda zaragatoa.
Fechar bem o tubo.
No final da colheita é esperado que não se consiga ler a palavra “SWAB” a través do liquido.